top of page
Buscar

Tracionamento ortodôntico de caninos




A odontologia conta com diversas áreas específicas para solucionar os problemas bucais dos pacientes. A área da Ortodontia, por exemplo, é capaz de corrigir a oclusão do sorriso e a posição dos dentes. O aparelho ortodôntico é o grande conhecido dessa especialidade. Mas, você já ouviu falar em tracionamento ortodôntico de caninos?

Continue acompanhando esta publicação da clínica odontológica Schroeder Ortodontia, localizada no Rio de Janeiro, para saber mais sobre o assunto.


CAUSAS DO CANINO INCLUSO

Dentes que param de irromper antes de emergir na cavidade bucal são denominados dentes impactados. São inúmeros os fatores que podem impedir a erupção de um dente. Os principais fatores intrínsecos associados à etiologia da impacção dentária são: espaço insufciente para a erupção, devido à atresia maxilar; perda precoce do antecessor decíduo, seguida de perda de espaço para o sucessor permanente; retenção prolongada de caninos decíduos; e tecido gengival excessivamente fibroso, podendo ou não apresentar cistos de erupção.

DIAGNÓSTICO E CONSEQUÊNCIAS DO CANINO INCLUSO

A impacção do canino pode trazer consequências danosas, tais como a reabsorção dos incisivos laterais, migração dos dentes adjacentes, acompanhada de desvio de linha média dentária e diminuição do perímetro da arcada dentária. Devido à severidade dos problemas relacionados à impacção dos caninos permanentes, torna-se mandatório o diagnóstico cuidadoso e precoce dos seus distúrbios de erupção, no intuito de prevenir complicações maiores, tornando o problema o menos traumático possível. Para tal supervisão, são utilizados métodos clínicos e exames de imagem.

A inspeção clínica e a palpação do processo alveolar por vestibular e palatino são recomendadas anualmente a partir dos 8 anos de idade. Durante avaliação clínica, deve-se observar o número de dentes irrompidos, a existência de deslocamento pronunciado ou inclinação para vestibular dos incisivos laterais, atresia do arco dentoalveolar, perda de espaço e assimetrias na erupção entre as hemiarcadas direita e esquerda. Esses achados devem ser associados, de maneira individualizada, à idade do paciente e ao desenvolvimento de cada um deles, de modo a reduzir a necessidade de radiografias.





O aparelho ortodôntico é fundamental para corrigir os dentes inclusos

Quando o canino não tem condição de irromper espontaneamente, a exposição cirúrgica e o tracionamento ortodôntico são uma opção predizível e com bons resultados na maioria dos casos. Essa modalidade engloba uma abordagem multidisciplinar, com a interação entre cirurgiões bucomaxilofaciais ou periodontistas e ortodontistas.

Os dentes caninos são importantíssimos para a arcada dentária, principalmente por conta de seu papel na mastigação e na estética do sorriso.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page