Extração de molares em adultos

Indicações

O número de pacientes adultos que se submetem a tratamento ortodôntico representa uma parcela significativa nos consultórios dos ortodontistas. É comum encontrar nesses pacientes algum grau de comprometimento ou mesmo a ausência de um ou mais molares.

Casos que apresentam falta de espaço para o alinhamento dos dentes, protrusão dentária ou assimetrias intra-arcos, nos quais a exodontia de dentes permanentes está indicada, os molares comprometidos podem se tornar a primeira opção de extração quando os pré-molares estão em melhores condições.

O tratamento ortodôntico com a extração de primeiros molares em pacientes adultos é tecnicamente mais complexo e bons resultados são mais difíceis de serem alcançados porque o espaço a ser fechado é maior, a ancoragem é crítica, normalmente apresentam algum grau de comprometimento periodontal, consomem maior tempo de tratamento e necessitam de maior controle da mecânica ortodôntica para reduzir os efeitos colaterais do fechamento do espaço.

Nos casos onde a extração de primeiros molares está indicada, é extremamente importante a presença dos terceiros molares nos arcos dentários, ou que haja um potencial ótimo para irrupção dos mesmos.

O tamanho e anatomia das raízes dos segundos e terceiros molares também precisam estar adequados, pois vão ser submetidos à grande movimentação, e raízes curtas, podem inviabilizar este procedimento.

Contra-indicações

Devido à complexidade do tratamento ortodôntico com extração de primeiros molares permanentes, algumas situações devem ser evitadas para que o prognóstico do tratamento não se torne desfavorável. Estas extrações não estão indicadas para os pacientes que não apresentam apinhamento e possuem altura facial inferior diminuída. Se um ou mais molares precisam ser extraídos por causa de cáries, não é correto extrair outros molares em uma dentição que não está apinhada. Pode ser melhor alinhar os arcos superiores e inferiores e preparar para o trabalho de prótese, implantes ou transplantes nos campos das extrações. Também não esta indicado nos pacientes não colaboradores, principalmente devido ao tempo de tratamento, nos pacientes que já foram submetidos a tratamento ortodôntico prévio, e que apresentam reabsorções radiculares e/ou raízes curtas. Nos pacientes portadores de bruxismo a extração de molares deve ser evitada, devido as interferências oclusais que ocorrem durante o fechamento dos espaços havendo desta forma uma sobrecarga de forças sobre os dentes posteriores.

Quando extrair o dente do siso?

As principais indicações para extração dos sisos são:

Quando falta espaço na cavidade bucal, o nascimento dos dentes do siso podem empurrar os demais dentes, causando um desalinhamento e podendo gerar problemas na mordida.

Incapacidade do paciente de higienizar a área adequadamente. Em função da posição dos terceiros molares, muitas pessoas podem encontrar dificuldade para alcançá-los no momento da escovação.

Sisos inclusos: Quando os terceiros molares não conseguem nascer, são chamados de inclusos. Se nesses casos a extração não for feita, pode causar problemas maiores como infecções e cistos, por exemplo.

Quando os sisos estão semi-inclusos, não conseguindo irromper completamente, há sério risco de inflamação ou infecção da gengiva, o que pode levar à doença periodontal.

Em caso de dor ou cárie no local, também pode ser indicada a extração.

O recomendado é visitar o dentista regularmente, uma vez que ele poderá avaliar o quadro e o nascimento dos terceiros molares, indicando a cirurgia se necessário.